ILPS promove Jantar Beneficente em São Paulo com a Dra. Krithi Karanth

Equipe ILPS • 5 de agosto de 2026

Há mais de uma década, o Instituto Luísa Pinho Sartori leva à BioSemana UFRJ alguns dos maiores nomes da conservação mundial.


Em 2026, o ILPS decidiu expandir essa atuação: pela primeira vez, a Palestra Luísa Pinho Sartori chega também à Semana Temática de Biologia da Universidade de São Paulo (USP) — e para marcar essa nova etapa, São Paulo recebe ainda um Jantar Beneficente em homenagem à convidada deste ano, a Dra. Krithi Karanth.


Cientista da conservação multipremiada, Krithi Karanth é CEO do Centre for Wildlife Studies, na Índia — país com o maior índice de conflitos entre humanos e animais selvagens do mundo. Sua pesquisa se dedica justamente a essa fronteira: entender e mitigar a dimensão humana da conservação da vida selvagem.


Krithi é filha do lendário biólogo Dr. K. Ullas Karanth, especialista mundial em conservação de tigres e ele próprio palestrante da BioSemana UFRJ em 2018 — uma bela continuidade na história do Instituto com essa família de conservacionistas. Formada por Yale, Duke e Harvard, ela chega ao Brasil para compartilhar sua trajetória com uma nova geração de conservacionistas.


No dia 05 de outubro, às 17h, a Dra. Krithi Karanth apresenta a Palestra Luísa Pinho Sartori no Auditório do Departamento de Biologia da USP. Na mesma noite, o convidamos a celebrar essa trajetória de perto, em um encontro mais íntimo.

Uma noite em prol da conservação

O encontro é um convite a fazer parte da missão do ILPS: proteger espécies, ecossistemas e conhecimentos que sustentam a vida no planeta. Cada contribuição arrecadada reverte diretamente para os projetos de conservação apoiados pelo Instituto.


Data: 05 de outubro de 2026

Horário: 19h

Local: Restaurante A Figueira Rubaiyat — Rua Haddock Lobo, 1738, Jardins, São Paulo

Contribuição: R$ 800,00 por pessoa

Como participar

As vagas são limitadas e a inscrição requer alguns passos simples:


  1. Realize o pagamento da contribuição via PIX para o CNPJ do ILPS: 22.596.911/0001-66
  2. Preencha o formulário de inscrição
  3. Anexe o comprovante de pagamento ao final do formulário


Inscreva-se aqui: Formulário de inscrição


Junte-se a nós nessa noite em homenagem a uma trajetória inspiradora — e em apoio direto à conservação ambiental.

Por Equipe ILPS 5 de agosto de 2026
Em outubro de 2025, recebemos com tristeza a notícia da morte da extraordinária Jane Goodall, uma das maiores referências mundiais na defesa da natureza e dos animais.
Turtle with a domed brown shell and striped head resting on a log outdoors
Por Fábio Sartori 4 de agosto de 2026
Conheça um dos resultados dos estudos e trabalhos premiado pelo ILPS
Por Fábio Sartori 3 de agosto de 2026
De 20 a 22 de outubro, fui conhecer de perto o projeto “Manejo participativo de quelônios”, da bióloga Kathellen Magalhães, mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Acre. O projeto foi contemplado no Programa Jovens Talentos para a Conservação em 2024, concorrendo com 64 candidatos de todo o Brasil, e é totalmente patrocinado pela Karoon Energy.  Mas, valeu a pena estar lá naquele momento mágico da vida!
Por Equipe ILPS 31 de julho de 2026
No ILPS, acreditamos que a formação de um jovem profissional vai muito além do conhecimento técnico adquirido em sala de aula.
Leroy Ignacio segurando um pequeno pássaro colorido no dedo em uma área arborizada, usando bon
Por Equipe ILPS 29 de julho de 2026
Há mais de uma década, o Instituto Luísa Pinho Sartori mantém um compromisso especial com a BioSemana UFRJ . Desde 2010 pelas mãos da família de Luísa, e a partir de 2015 pelo próprio Instituto, patrocinamos a Palestra de Abertura do evento — um espaço que já recebeu nomes como Dr. Stuart Pimm, Dr. Carl Jones e Dra. Asha de Vos, referências mundiais na conservação ambiental. Neste ano, para celebrar essa trajetória e aprofundar o encontro entre nossa comunidade e um convidado tão especial, preparamos algo novo: o Jantar BioSemana UFRJ , uma noite pensada para reunir, em um ambiente intimista, quem acredita que proteger a biodiversidade também é proteger conhecimentos e histórias de vida. Um convidado que representa uma virada de olhar O nome escolhido pela Comissão Organizadora da BioSemana deste ano carrega um significado especial: Leroy Ignacio , indígena do povo macuxi, da região de Rupununi, na Guiana. Sem formação acadêmica em Biologia, Leroy foi peça-chave na conservação do tarim — o ameaçado pintassilgo-da-Venezuela —, unindo saber tradicional e ciência em um dos exemplos mais admirados de conservação comunitária das Américas. Seu trabalho já rendeu reconhecimento internacional, incluindo o Whitley Award , conhecido como o "Oscar da Conservação", e hoje ele preside a South Rupununi Conservation Society . A vinda de Leroy ao Brasil, com todas as despesas custeadas pelo ILPS, é também um símbolo do que defendemos: a valorização do conhecimento tradicional como parte essencial — e urgente — do debate sobre conservação ambiental. Uma noite para ouvir, trocar e se inspirar O Jantar BioSemana UFRJ acontece no dia 31 de agosto, às 19h, no Rubaiyat Rio (R. Jardim Botânico, 971), em um formato pensado para ir além da plateia: uma conversa próxima, em clima acolhedor, com quem viveu na prática o encontro entre tradição indígena e ciência da conservação. Temos a alegria de contar com o Rubaiyat Rio não apenas como sede, mas como parceiro genuíno dessa causa — um espaço que abraça a proposta do evento e se soma a nós na divulgação e na construção dessa noite tão especial. Uma parceria que reforça algo em que acreditamos: iniciativas de conservação crescem quando encontram aliados dispostos a emprestar seu espaço, sua rede e seu cuidado. Participe dessa noite Reservar um lugar no Jantar BioSemana UFRJ é garantir uma experiência rara: estar perto de uma história de conservação que atravessou fronteiras, línguas e saberes — e que agora chega até nós. Inscreva-se e reserve seu lugar: 👉 https://forms.gle/ZAMWiv7Uv4EZbfWJA As vagas são limitadas. Esperamos você lá. Confira alguns vídeos da edição passada
Fábio Sartori, vestindo uma camiseta preta com uma árvore branca estampada.
Por Equipe ILPS 29 de julho de 2026
Toda causa precisa de quem sonhe com ela e de quem a faça acontecer todos os dias.
Cristina Pinho, vestindo camiseta preta, em pé com os braços cruzados contra um fundo azul-petróleo.
Por Equipe ILPS 29 de julho de 2026
Por trás do Instituto Luísa Pinho Sartori está Cristina Pinho, engenheira, executiva e mãe, que escolheu honrar a memória da filha criando algo que inspira gerações.
Dois macacos e um tucano em uma exuberante cena no chão de uma floresta tropical.
Por Equipe ILPS 30 de junho de 2026
Entenda como as mudanças climáticas afetam a biodiversidade no Brasil, aumentam o risco de extinção de espécies e pressionam ecossistemas essenciais para o equilíbrio do país.
Trilha ensolarada na floresta, ladeada por samambaias verdejantes e árvores altas.
Por Equipe ILPS 29 de junho de 2026
Entenda o que são unidades de conservação no Brasil, como elas funcionam, o que é APA e por que essas áreas são essenciais para proteger a biodiversidade.
Um rio lamacento serpenteando por uma densa floresta tropical verde sob um céu nublado.
Por Equipe ILPS 24 de junho de 2026
Entenda os impactos ambientais do garimpo ilegal no Brasil, os efeitos sobre a biodiversidade e a crise na Terra Yanomami sob uma perspectiva científica.