Conheça a BioSemana UFRJ, evento acadêmico apoiado pelo ILPS
Em 2007, Luísa Pinho Sartori ingressou na graduação em Ecologia ofertada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Comprometida com a causa ambiental, não demorou para se envolver com atividades acadêmicas que pudessem fortalecer e amplificar seus ideais. Não à toa, ela logo manifestou interesse em participar da organização da BioSemana — nome popular da Semana Acadêmica de Biologia da instituição.
Para dar continuidade aos planos de Luísa, em 2010, sua família decidiu patrocinar a palestra de abertura do evento, realizada anualmente.
Desde 2015, o
Instituto Luísa Pinho Sartori
assume oficialmente essa responsabilidade, passando a viabilizar a difusão de conhecimento sobre temas relacionados à luta pela conservação ambiental.
Organizada pelos alunos, a Semana Acadêmica é considerada a maior conferência da programação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, angariando centenas de inscrições todos os anos.
Conheça a BioSemana
A primeira edição da
BioSemana aconteceu em 1996, fruto do esforço e seriedade de graduandos e pós-graduandos de Ciências Biológicas. A espinha dorsal da iniciativa é, desde o princípio, o desejo de promover trocas e conexões entre estudantes e pesquisadores da área.
Hoje, 28 anos depois de sua criação, o evento cresceu e diversificou suas atividades. Atualmente, o cronograma conta com palestras, debates, painéis expositivos, mesas-redondas e oficinas.
Como parte do calendário oficial do Instituto de Biologia e seguindo os pilares da pesquisa e extensão da universidade pública, a programação costuma ser totalmente gratuita e aberta à comunidade, com algumas aulas especiais oferecidas a preço de custo.
Assim, a BioSemana assume o papel de uma oportunidade valiosa para popularizar os debates sobre a
conservação do Meio Ambiente, levando discussões importantes sobre o futuro do planeta para muito além dos muros de instituições de ensino superior.
Além do evento principal, também há a Pré-BioSemana, que oferece circuitos de minicursos com temas como técnicas de cultivo, combate a epidemias, sustentabilidade, ecologia e escrita científica para quem deseja redigir artigos vinculados a pesquisas acadêmicas.
Palestra Luísa Pinho Sartori
O patrocínio oferecido pelo ILPS é destinado à palestra de abertura da BioSemana. Os recursos destinados à ação são provenientes das
doações feitas ao Instituto. Como homenagem, a atividade leva o nome de Luísa.
A escolha dos palestrantes é sempre alinhada ao grande propósito que Luísa abraçou ao longo de sua vida. São convidados conservacionistas que estão à frente de trabalhos relevantes para a preservação ambiental.
A ideia é que esses pesquisadores e ativistas inspirem jovens a se engajarem na proteção ao meio ambiente.
Alguns dos convidados que já estiveram à frente da Palestra Luísa Pinho Sartori são:
Dr. Carl Jones, fundador da Mauritian Wildlife Foundation, ONG que trabalha pela conservação da fauna e flora na África Oriental;- Dra. Neiva Guedes, cujo trabalho pela conservação da arara-azul recebeu diversos prêmios ao redor do mundo;
- Dr. Ignacio Jiménez, biólogo espanhol que trabalha com Produção de Natureza no Pantanal.
Você pode acompanhar as atualizações sobre a BioSemana no Instagram oficial da Semana Acadêmica. A edição de 2024 já está confirmada, embora ainda não tenha data definida.

