Nature-based Solutions: o que são, exemplos e benefícios
Com o decorrer da evolução, certas características consideradas mais adequadas foram selecionadas pelo ambiente. Esse processo da seleção natural é inerente à vida e podemos dizer que tudo que conhecemos hoje é fruto dele. Constantemente nos deparamos com a ideia de que quem sobrevive é a espécie mais forte, mas, na verdade, a chave para sobrevivência está na adaptação.
Atualmente esse sucesso evolutivo tem sido muito percebido pela sociedade e até mesmo utilizado como inspiração para aperfeiçoar práticas humanas, através das “Nature-based Solutions (NBS)”. Essas ações são cruciais para a coexistência entre homem e o meio, então precisamos entender seu conceito, finalidade e benefícios.
O que é Nature-based Solutions (NBS)?
Por definição, entendemos como NBS todas as ações de proteção, gestão sustentável e restauração de ecossistemas, sejam eles naturais ou modificados, de forma a sanar desafios sociais de maneira eficaz e adaptativa, beneficiando simultaneamente a biodiversidade e o bem estar humano (Cohen-Shacham et al., 2016). Ou seja, ao invés de utilizar somente abordagens tradicionalmente humanas, as NBS aportam também os frutos da resiliência e funcionalidade de ecossistemas naturais.
Exemplos de NBS
Já familiarizados com o conceito, podemos exemplificá-lo. No Japão, foi realizado um experimento com o protista Physarum polycephalum que demonstrava sua capacidade de traçar caminhos mais eficientes para alcançar seu objetivo: os flocos de aveia colocados sobre a superfície, que representavam as principais localizações de Tokyo e cidades adjacentes. Esse organismo, apesar de primitivo, reconstruiu as linhas de metrô do local de forma muito eficaz, ao ponto de sugerir que ele seria capaz de projetar grandes redes de conexão, fundamentais para aprimorar os sistemas tecnológicos.
Outro exemplo fascinante é a utilização de esponjas marinhas da classe Hexactinellida para pesquisa com fibras ópticas. As esponjas são consideradas hodiernamente os animais mais primitivos do planeta, habitando-o há aproximadamente 500 milhões de anos. Ainda sim, os organismos dessa classe produzem fibras ópticas naturais muito sofisticadas, capazes de conduzir luz numa velocidade muito superior às fibras ópticas artificiais, além de serem completamente biodegradáveis.
Benefícios das NBS
Os benefícios das NBS são múltiplos, tanto em nível social quanto ambiental; podemos citar desde a conservação (em escala local e global) até a redução dos efeitos das mudanças climáticas, muitas vezes com melhor custo benefício.
A aplicação das NBS pode ser uma ferramenta para preservar não somente a espécie humana, como também milhares de outras que se mostram cruciais à manutenção ecossistêmica. Para dar continuidade à humanidade, precisamos aprender a coexistir com o meio ambiente, de forma que a nossa evolução não gere impactos degradantes à natureza.

