Inspirar e apoiar jovens conservacionistas a trabalhar na proteção do planeta onde moramos, o único lugar onde podemos viver.

© 2019 Instituto Luisa Pinho Sartori

  • Comunicação ILPS

PALESTRA NA BIOSEMANA 2013


Na Biosemana 2013, nosso palestrante convidado foi o Prof. Dr. Adrian Monjeau, que fez a palestra de encerramento da Biosemana, no dia 14/06/13, no Auditório “Quinhentão”, no Centro de Ciências da Saúde, na UFRJ, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.


A palestra teve o provocativo título “!Maten a las ballenas!” Controversias y encrucijadas de la conservación biológica (“Matem as baleias!” Controvérsias e encruzilhadas da conservação biológica), cujo objetivo é analisar a complexa problemática da conservação biológica na atualidade. Para assistir à Palestra no YouTube, clique aqui.


O Professor Monjeau é ecólogo e ecofilósofo. Doutor em Ciências Naturais, post doc em Biologia da Conservação (U. Minnesota, USA). Formalmente especializado em Ecologia Geográfica, seu atual campo de interesse é a Filosofia da Ecologia e como os distintos discursos da Conservação se expressam no terreno (cartografia ecofilosófica). Coordenador do programa de Ecofilosofia no Departamento de Filosofia da Fundación Bariloche.


Pesquisador do CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Argentina). Autor de numerosas publicações e livros. Editou o livro “Ecofilosofía”, com a participação de autores de vários países da América Latina. Consultor em problemática ambiental para UNESCO, PNUD, World Bank, FUNBIO, RedLac, União Europeia. Ministra regularmente cursos de pós-graduação e conferências como professor convidado em universidades da América Latina e Europa.