Palestra Luísa Pinho Sartori 2021




Nesta edição comemorativa de 25 anos, o convidado internacional que trouxemos para a XXV BioSemana UFRJ é o Dr. Ignacio Jiménez! Importante conservacionista.


Ignácio Jiménez


Ignacio coordenou projetos de pesquisa e manejo com peixes-boi na Costa Rica e Nicarágua e com os lêmures sifakas de coroa-dourada em Madagascar. Ele também trabalhou para CLT/Tompkins Conservation na Argentina, onde coordenou o maior programa de reintrodução das Américas. A iniciativa incluiu a restauração de populações de tamanduá-bandeira, veado-campeiro, anta, caititu, arara-verde, lobo-guará e onça-pintada.


Em 2018, ele começou a colaborar com organizações brasileiras para estabelecer duas grandes paisagens de conservação na Mata Atlântica e no Pantanal. Ele voltou para a Espanha nesse ano e atualmente está coordenando um projeto focado em estabelecer novas ou expandir áreas protegidas no país.


Ignacio é o autor principal de “Producción de Naturaleza”, um manual de conservação. Ele coordenou dezenas de cursos de treinamento em seis países, atuou como orador principal em reuniões internacionais e escreveu e dirigiu mais de 10 vídeos sobre conservação.


Na palestra “Aventuras na Produção da Natureza”, Ignacio relatou suas experiências coordenando, apoiando e visitando programas de conservação que conseguiram conectar a conservação e restauração da biodiversidade com um claro apoio e benefícios sociais.


Ignácio Jimenez durante a Palestra Luísa Pinho Sartori



Confira a palestra completa no canal do YouTube da BioSemana UFRJ: