• Comunicação ILPS

Palestra Luísa Pinho Sartori 2020


Cristina na XXIV BioSemana UFRJ

A pandemia do novo coronavírus é uma tragédia mundial, com a perda de milhões de vidas e o sofrimento dos parentes e amigos. Além disso impacta negativamente a todas as instituições e atividades humanas. Na área ambiental e educacional não tem sido diferente.

No entanto, apesar de todas as dificuldades, nosso Instituto conseguiu manter ativo um dos nossos projetos mais antigos, nosso patrocínio da Palestra de Abertura da Biosemana da UFRJ. A palestra, que leva o nome da Luísa, é apoiada há dez anos pelo ILPS, através do patrocínio da vinda de um renomado conservacionista para ministrá-la.

Em 2020, a Biosemana estava seriamente ameaçada de não acontecer, pelas restrições de viagens e eventos com grande número de pessoas.


Sérgio Bonecker, diretor do Instituto de Biologia da UFRJ

Como alternativa à realização da Biosemana, propusemos à Comissão Organizadora (formada por alunos de graduação do Instituto de Biologia da UFRJ) uma série de palestras virtuais, para as quais convidamos os pesquisadores que ministraram as palestras de abertura das dez edições anteriores. Oito deles aceitaram de pronto nosso convite e nos brindaram com palestras gravadas, que foram apresentadas durante quatro semanas. Os estudantes chamaram essa iniciativa de “Pré-Biosemana”.

Graças às contribuições de nossos associados, o ILPS adquiriu uma assinatura da plataforma ZOOM, com capacidade para 500 participantes simultâneos, o que viabilizou as palestras e a interação dos palestrantes, mediadores e alunos.

Tivemos grande participação dos estudantes e professores, que aproveitaram a oportunidade para assistir às palestras, fazer perguntas e interagir com os palestrantes ou com nosso Diretor Científico, que foi o moderador de todas as palestras e respondeu a perguntas após a exibição das palestras.

Agradecemos aos pesquisadores Stuart Pimm, Antonio Solé-Cava, Adrian Monjeau, Fernando Fernandez, Daniel Simberloff, Marc Ancrenaz, Ullas Karanth e Carl Safina. Com eles mantemos laços fraternos e continuaremos a contribuir para a conservação da Natureza.


O sucesso da Pré-Biosemana contribuiu para que os estudantes, corajosamente, decidissem realizar a Biosemana 2020 Virtual. Nosso Instituto convidou a conservacionista Grace Ge Gabriel, que seria a palestrante na Biosemana 2020, para fazer sua palestra virtualmente, ao vivo, na abertura da Biosemana Virtual. No dia 20 de julho, Grace, que é a Diretora Regional para a Ásia do IFAW - International Fund for Animal Welfare, apresentou sua palestra "Mudando o Comportamento Social para Reduzir o Tráfico de Animais Selvagens na China”. Após sua palestra, Grace respondeu a perguntas dos participantes ao vivo, desde sua residência nos EUA.

A conservacionista Grace Ge Gabriel (foto da parte inferior esqueda) com os membros da Comissão Organizadora da BioSemana


O Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal é uma das maiores instituições de caridade de bem-estar e conservação de animais do mundo. A organização trabalha para resgatar animais individuais, salvaguardar populações, preservar o habitat e defender maiores proteções. Brian Davies fundou a IFAW em 1969.

Com união, entusiasmo e força de vontade, e com as contribuições valiosas de nossos associados, o ILPS prossegue em sua Missão.



10 visualizações

Inspirar e apoiar jovens conservacionistas a trabalhar na proteção do planeta onde moramos, o único lugar onde podemos viver.

© 2019 Instituto Luisa Pinho Sartori