• Comunicação ILPS

Mais uma anta ganhado liberdade na Reserva Ecológica de Guapiaçu

É um sentimento muito bom ver o desempenho dos projetos patrocinados pelo Instituto Luísa Pinho Sartori!




O projeto de Gabriela Burattini foi o nosso selecionado para o Programa Jovens Talentos para a Conservação 2020. O objetivo do Programa é incentivar estudantes de Mestrado a produzir resultados efetivos para a conservação da natureza, através de patrocínios em dinheiro para a realização dos referidos trabalhos.




Feliz da vida com o andamento de seus projetos, Gabriela Burattini fez uma publicação em sua rede social. Leia o que Gabriela escreveu na íntegra:


“No dia 30 de outubro de 2020, o Rio de Janeiro recebeu mais uma Anta em vida livre!!

A Anta Jasmim chegou na @reservaecologicadeguapiacu em agosto e ficou até agora para se aclimatar com a floresta, pois ela veio do @zooguarulhos. É importante que ela tenha esse período de adaptação ao novo ambiente. No cercado de aclimatação ela se encontrava em um local controlado para se acostumar com segurança a floresta. E no processo de soltura é importante que respeitemos o tempo do animal. A soltura da Jasmim estava programada para o dia 29, mas nesse dia ela só quis ficar assim, dentro da água. Nesse caso o melhor a se fazer é dar tempo ao tempo e deixar que ela saia sozinha do cercado. Que foi o que aconteceu no dia seguinte, com a maior tranquilidade para ela e para toda a equipe.

Agora ela já está livre e pode desempenhar o seu papel de Jardineira da Floresta junto com as outras Antas já reintroduzidas pelo @refauna e o Curumim, a primeira anta nascida em vida livre nos últimos 100 anos no Rio de Janeiro. Na REGUA, as Antas têm à disposição uma enorme quantidade e variedade de frutos, dos quais se alimentam e dispersarão suas sementes pelos diferentes habitats que compõem a REGUA. Desse modo, garantindo uma série de serviços ecossistêmicos fundamentais para a floresta e auxiliando a regeneração da floresta.

Esse processo é foco de meu estudo de mestrado no PPG Ecologia/UFRJ, com o apoio do Programa Jovens Talentos para a Conservação do Instituto Luísa Pinho Sartori (@institutoluisa )! Verei como é o papel das Antas reintroduzidas, ou seja, como as sementes estão sendo transportadas de um lugar para o outro da REGUA pelas Antas!!”



Gabriela Burattini será nossa próxima convidada para Lives Jovens Talentos, em dezembro.




#MeioAmbiente #Conservação #Planeta #Ecosystem #JovensTalentosParaConservação #Biologia #Biodiversidade #PlanetaTerra #Planet #PlanetEarth #PesquisaAcadêmica #Academicresearch #Universidade #Graduação #Faculdade #Mestrado #Doutorado #University #ong #ongs #UFRJ #UERJ #UNIRIO #UFRRJ #UFF #PUCRIO #TerceiroSetor #Research #Biodiversit #live





Inspirar e apoiar jovens conservacionistas a trabalhar na proteção do planeta onde moramos, o único lugar onde podemos viver.

© 2019 Instituto Luisa Pinho Sartori