• Comunicação ILPS

Em casa, a vencedora do Jovens Talentos 2019, dá continuidade ao seu projeto de mestrado


Tayana Louzada

O projeto de mestrado de Tayana Louzada, vencedora do Programa Jovens Talentos para a Conservação 2019, visa, de forma geral, criar cenários de áreas de conservação marinhas distintas, na costa da região Norte do país. Os cenários servirão de base para ações de conservação da natureza no futuro, tomadas pelos órgãos ambientais.

Esta região é marcada por um recife extenso que é único no mundo, por ocorrer sob a influência das águas doces de um rio, e logo o maior rio do mundo, o Amazonas.

Além de seu valor para a biodiversidade, esta região marinha é o pano de fundo para diversas atividades como a pesca, exploração de óleo e gás,

mineração e tráfego de




Computador financiado pelo ILPS

embarcações, que movimentam a economia local.

Portanto, a conservação deste ambiente deve ser pensada de modo a minimizar os conflitos socioambientais sem prejudicar a biodiversidade.

Neste projeto, as diversas áreas de conservação marinhas criadas por um software, precisam ser comparadas para escolhermos as que melhor protegem a biodiversidade ao mesmo tempo que diminuem os conflitos socioeconômicos.


Para esta comparação, os gráficos da foto são gerados e através deles, analisamos o quanto da biodiversidade é

protegida, qual o custo desta proteção e qual o tamanho das áreas selecionadas, em cada cenário.




Tayana analisando os dados gerados

Esta é uma etapa preliminar, onde buscamos entender como estas variáveis se comportam. Ao longo do mestrado muitas áreas de conservação e muitos gráficos ainda serão gerados.



O Programa Jovens Talentos para a Conservação só é possível graças a ajuda de doações feitas, aqui, em nosso site e as contribuições dos nossos associados. Nos ajude na conservação do Planeta, faça uma doação ou torne-se um de nossos associados.




Inspirar e apoiar jovens conservacionistas a trabalhar na proteção do planeta onde moramos, o único lugar onde podemos viver.

© 2019 Instituto Luisa Pinho Sartori