Palestra de Abertura da Biosemana

Desde 1996, a BioSemana é a Semana Acadêmica inteiramente organizada pelos alunos de Biologia da UFRJ, que congrega anualmente centenas de alunos de graduação, pós-graduação e ensino médio para aprender e discutir sobre temas relevantes em Biologia. A programação da BioSemana inclui palestras, mesas-redondas, oficinas, video-debates e minicursos. Desde 2008, a BioSemana se configura como o maior evento anual do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ).

Luísa, enquanto estudou no Instituto de Biologia, participou ativamente das atividades do Centro Acadêmico, incluindo a organização desse evento.

Desde 2010, a família de Luísa e agora o Instituto Luísa Pinho Sartori oferecem ao Centro Acadêmico o patrocínio da Palestra de Abertura da Biosemana.

A cada edição da Biosemana, um(a) renomado(a) pesquisador(a) ou expoente do Conservacionismo, brasileiro(a) ou estrangeiro(a), é convidado(a). Todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação são pagas pelo Instituto.

Fazemos uma menção especial para o Professor Stuart Pimm, convidado para a primeira Palestra, que não pode vir por motivos de saúde mas enviou um vídeo, posteriormente apresentado na cerimônia de entrega do Prêmio Luísa Pinho Sartori de 2010.