Inspirar e apoiar jovens conservacionistas a trabalhar na proteção do planeta onde moramos, o único lugar onde podemos viver.

© 2019 Instituto Luisa Pinho Sartori

Sobre o Instituto Luísa Pinho Sartori

O ILPS foi criado para inspirar jovens conservacionistas a perseverar no seu trabalho e estudos para a proteção do meio ambiente. Em homenagem à estudante de biologia Luísa Pinho Sartori, apoiamos através de ajuda financeira projetos de conservação e premiamos estudos científicos voltados para este fim.

Luísa, falecida precocemente em 2009, marcou profundamente sua família, seus amigos, colegas e professores, pelo seu amor pela natureza e por sua defesa apaixonada da necessidade de conservarmos o Planeta para nós e todas as outras espécies.

O Instituto Luísa Pinho Sartori é uma entidade privada, sem fins lucrativos, legalmente constituída e sujeita às leis do Brasil.

O Instituto é independente de interesses políticos, religiosos ou comerciais e suas atividades são baseadas no respeito a todos os credos e ideologias, na solidariedade com as pessoas e na preservação do Planeta Terra, dentro de um contexto de pluralismo e tolerância.

O Instituto respeita a autonomia das comunidades e das instituições com as quais colabora. Sua relação com o Estado e com as organizações que fornecem cooperação técnica e/ou financeira, sejam nacionais ou internacionais, é baseada no respeito mútuo e visa a facilitar os esforços em prol de objetivos comuns.

Mensagem da Luísa: Por que me importo com o Planeta

"Inquietação na busca de soluções simples e efetivas para os problemas da Conservação do Planeta, com transparência de sua gestão."

 

Missão

Inspirar e apoiar jovens conservacionistas a trabalhar na proteção do Planeta onde moramos, o único lugar onde podemos viver.

Ser uma instituição influente na transformação da Sociedade brasileira, com portfólio de projetos consistentes de Conservação e de Educação Ambiental.

Valores

  • Inquietação
     

  • Simplicidade
     

  • Efetividade
     

  • Transparência

Visão

Diretoria

Fábio Sartori

- Diretor Executivo -

  • Grey LinkedIn Icon

Engenheiro mecânico. Atualmente Gerente Geral da Unidade de Serviços de Suporte Operacional de E&P, na Petrobras, onde trabalha desde 1989. Casado com Cristina, pai da Luísa e da Júlia e padrasto do Amure.

Mauro Vasconcellos

- Diretor Financeiro -

  • Grey LinkedIn Icon

Administrador de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, atualmente aposentado. Casado com Rachel e pai de Arthur.

Marcelo Rheingantz

- Diretor Científico -

  • Grey LinkedIn Icon
  • Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas (2003), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) (2006) e doutorado em Ciências Biológicas (Ecologia) (2013), todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador continental da América do Sul e representante da espécie Lontra longicaudis pelo IUCN SSC Otter Specialist Group. Atua como biólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no laboratório de Ecologia e Conservação de Populações. Membro do IUCN e coordenador técnico do Refauna.

Conselho

 

Cristina Pinho

- Presidente do Conselho Consultivo -

  • Grey LinkedIn Icon

Engenheira mecânica, foi Gerente Executiva na Petrobras, onde trabalhou durante 31 anos. Casada com Fabio e mãe do Amure, da Luísa e da Júlia.

 

Antônio Manoel Filho

- Conselho Consultivo -

  • Grey LinkedIn Icon

Aposentado, foi chefe do departamento de Engenharia Mecânica do Cefet-RJ. Hoje, é empresário e administra os investimentos da família.

 

Flavia Serpa

- Conselho Consultivo -

  • Grey LinkedIn Icon

Graduada em química industrial pela PUC-RJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Gestão Empresarial Avançada pela COPPEAD e mestrado em Engenharia de Produção - logística pela PUC-RJ. Trabalhou por 31 anos na Petrobras. Iniciou sua carreira como analista de sistemas, e em 2001 foi promovida a gerente, atuando em diversas áreas até  a aposentadoria em 2016. 

 

Paula Lima

- Conselho Consultivo e Fiscal -

  • Grey LinkedIn Icon

Consultora Tributária desde 1996. Especializada em tributos indiretos, com foco nas áreas de energia, óleo e gás e infra-estrutura. Foco também na legislação tributária e contábil internacional.

 

Patrícia Garcia

- Conselho Consultivo -

  • Grey LinkedIn Icon

Formada em Relações Internacionais e pós-graduada em Comercio Exterior, Patrícia tem experiencia profissional tanto no setor público quanto privado. Nos últimos 20 anos trabalhou na indústria de petróleo e gás, tendo exercido diferentes cargos gerenciais e executivos. Passou 10 anos na Holanda, trabalhando na Shell como Vice-Presidente de Relações Externas para Projetos e Tecnologia. 

 

Mª Fernanda Quintela

- Conselho Consultivo -

  • Grey LinkedIn Icon

Bacharel em Ecologia e Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ, Especialização em Sensoriamento Remoto pela Universidade Estadual do Rio Claro, Mestra em Geografia pela UFRJ e Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Associada na Graduação dos cursos do Instituto de Biologia/Escola Politécnica/UFRJ e Programa de Pós-Graduação da Engenharia Ambiental. Experiência na gestão universitária. Nos últimos 20 anos foi Diretora de Graduação do Instituto de Biologia, Diretora Geral do Instituto de Biologia e Decana do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ e Conselheira de Conselhos Superiores da Universidade. Atua ativamente em pesquisas de conservação/preservação de ecossistemas para a proteção e gestão da biodiversidade e recursos naturais. Conselheira em vários Conselhos Comunitários de apoios à gestão de Unidades de Conservação e no Órgão Ambiental do Estado do Rio de Janeiro.

Faça também a sua parte!