Beca Luísa

na Oficina de Genética da Conservação

Como parte do compromisso com o desenvolvimento do Conhecimento nas Ciências Biológicas e com o apoio a estudantes, professores e pesquisadores nos seus esforços de capacitação e aprendizado, o Instituto Luísa Pinho Sartori dá continuidade à Beca Luísa Pinho Sartori, que consiste no patrocínio das despesas de custeio para a participação de um estudante brasileiro (aluno de Doutorado) na Oficina de Genética da Conservação, organizada pela Red Latinoamericana de Genética para la Conservación – REGENEC.

As despesas cobertas incluem passagens aéreas, inscrição no evento, hospedagem e alimentação. Nos anos em que o Congresso for realizado no Brasil, será patrocinado um estudante estrangeiro, selecionado a critério do Comitê Organizador do evento.

Em 2010, a VII Oficina foi realizada em dezembro de 2010 no Brasil, em Petrópolis – RJ, e patrocinamos a vinda do estudante Yoamel Milián-Garcia, aluno de doutorado na Facultad de Biología, Universidad de La Habana, Cuba. Yoamel agradeceu o apoio através de uma carta muito simpática.

A VIII Oficina foi realizada em Chillán, no Chile, de 15 a 29 de janeiro de 2012. A participação da estudante brasileira Aline Meira Bonfim Mantellato, aluna de doutorado em São Paulo, foi patrocinada pela família e amigos da Luísa.

A IX Oficina foi realizada na Argentina, de 10 a 22 de janeiro de 2013, e teve como tema “A Genética em contexto”. Neste evento a família e amigos da Luísa patrocinaram a participação da estudante brasileira Fernanda Ribeiro Lima, aluna do programa de mestrado de Genética Evolutiva e Biologia Molecular da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. O foco do trabalho da Fernanda é a conservação e manejo das espécies de araras azuis.

A X Oficina foi realizada em Chillán, no Chile, de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015, e teve como tema Essência e Inovação para a Genética para a Conservação. Dessa vez nossa contribuição foi utilizada para custear parte da publicação dos trabalhos das nove edições anteriores no Journal of Heredity. 

A XII Oficina foi realizada em Sucre, na Bolívia, de 14 a 28 de janeiro de 2018, e teve como tema "Novos desafios na época do antropoceno". Dessa vez nossa contribuição foi utilizada para custear parte das despesas de participação do estudante brasileiro Ricardo Marques Dias, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.  O Ricardo fez um agradecimento especial ao Instituto, por esta simpática carta.